F. C. Primeira Camisa

Roque Júnior tira time de campo e avalia futuro em São José

Futebol Clube Primeira Camisa, com sede em São José dos Campos, não disputa competições até o fim do ano; Roque avalia mudança de sede

 

O ex-zagueiro Roque Júnior, dono do Futebol Clube Primeira Camisa, tirou o time de campo. O clube do pentacampeão enfrenta problemas políticos e também com o mercado da bola, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Roque não anda se entendendo com a prefeitura, que gerencia o estádio Martins Pereira. O desgaste na relação Roque Jr. e prefeitura culminou com a saída do Primeira Camisa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Além disso, o ex-jogador sofre com o assédio de empresários que crescem os olhos em cima de seus atletas.

- O clube está parado. Estamos com 23 jogadores emprestados para outros times. O Roque deve avaliar o futuro do Primeira no fim do ano. O estádio da cidade foi vetado para o nosso uso e ainda tem o desgaste com empresários interesseiros - revelou o presidente do Primeira Camisa, Francisco César Ferreira.

O Futebol Clube Primeira Camisa surgiu em 2005, com sede em São José. De lá pra cá, a equipe coleciona bons resultados em competições das categorias de base. O objetivo de Roque Júnior com o projeto é revelar novos jogadores, servindo como uma "Primeira Camisa" para a garotada. Em 2007, o PC fez história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pela primeira vez, um time de São José chegou às quartas de final da competição. À época, cerca de 25 mil pessoas lotaram o Martins Pereira na derrota dos joseenses para o Cruzeiro por 6 a 2.

- Foi o maior público da história do Martins Pereira. A cidade parou para ver o time jogar. Mas aquele sucesso todo tomou grandes proporções. Em 2008 e 2009, não participamos da Copinha. E desde então passamos a ter problemas com empresários que prometem maravilhas para os nossos jogadores - relembrou o presidente do PC.

Scolari Felipão Roque Junior Palmeiras (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)
Scolari Felipão Roque Junior Palmeiras (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)
Roque Júnior faz "estágio" com o técnico Felipão nessa temporada (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

O atacante Fabrício, de 17 anos, virou motivo de briga judicial entre Internacional (RS) e Primeira Camisa. Revelação de São José dos Campos, o garoto foi seduzido a assinar um contrato para defender o Inter, em Porto Alegre. Roque Júnior foi à Justiça para brigar pela volta do jogador, que hoje está emprestado para o Corinthians e é titular da equipe Sub-17 do Timão.

- O Fabrício foi o caso mais famoso, porque foi comparado à novela "Oscar, São Paulo e Inter". O Roque não deixou barato e o Fabrício retornou depois de três meses de briga judicial. Casos assim desgastam bastante. O Inter até pediu desculpas depois.

Outras joias observadas de perto por Roque Júnior são João Victor, meia-atacante de 18 anos que está emprestado ao Palmeiras, e o atacante Raí, 18 anos, que deve disputar a Copa Paulista pelo Guarani. Os dois jogadores participaram da campanha do PC na Copinha de 2012, quando o time foi eliminado para o campeão Corinthians.

Roque Júnior Jr Primeira Camisa São José (Foto: Divulgação)
Roque Júnior Jr Primeira Camisa São José (Foto: Divulgação)
Roque vai deixar São José? (Foto: Divulgação)

Adeus São José dos Campos?

Sobre o futuro do Primeira Camisa, a possibilidade de mudança de sede não é descartada.

- Já se falou que o clube poderia ir para cidades vizinhas de São José, que não tenham grandes clubes de futebol, como Jacareí e Caçapava. Mas por pouco não fechamos parceria com o São José esse ano para representarmos o time na Copa Paulista. Eles acabaram fechando um contrato mais curto com outra empresa (OMD 93). Mas o carinho do Roque pela cidade é muito grande, ele começou a carreira aqui, tem uma história. Agora é aguardar pelo retorno dele de São Paulo e ver qual será a decisão - esclareceu o presidente.

A prefeitura de São José dos Campos esclarece que não há interesse do poder público em retomar a parceria. "O parceiro atual da prefeitura é o São José Esporte Clube com as categorias de base e o futebol feminino", comunicou a assessoria da Secretaria de Esportes. Ainda segundo a prefeitura, "o rompimento da parceria se deu após o não cumprimento de acordo do Primeira Camisa durante os Jogos Abertos do Interior de 2011".

À época, o Primeira Camisa representava o futebol joseense na competição, mas não compareceu a um jogo. O município perdeu a partida por W.O. e acabou perdendo para Pindamonhangaba o título dos Jogos Abertos, realizado em Mogi das Cruzes.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/07/roque-junior-tira-time-de-campo-e-avalia-futuro-em-sao-jose.

Por Silas Pereira - São José dos Campos, SP - 23/07/2012

 

 


Books!

Main Menu